Arcos de Valdevez sublinha o “sucesso” do Iº Festivinhão

Certame promoveu o vinho verde e os produtores da região

De 3 a 5 de Junho as ruas do centro histórico da Vila de Arcos de Valdevez contaram com espaço de exposição (vinhos, gastronomia, etc.), espaço de provas de vinhos, tasquinhas de petiscos, espectáculos de palco, animação de rua, workshops técnicos, curso de iniciação à prova de vinhos, percursos turístico-gastronómicos pela Vila, visitas a Quintas/Adegas para além de uma programação de animação que ajudou à festa.

Muitos arcuenses e visitantes estiveram no certame e provaram os bons vinhos verdes da região, acompanhados de bons produtos locais, nomeadamente o fumeiro e a doçaria regional.

João Manuel Esteves, presidente da Câmara Municipal, faz um balanço positivo desta primeira edição, reafirmando todas as potencialidades do território no que ao enoturismo diz respeito, sendo o vinho um dos excelentes meios para o promover.

O autarca faz questão de lembrar a qualidade do vinho verde, nomeadamente o vinhão de Arcos de Valdevez, bem como o importante papel do vinho na economia local. “Temos um vinho único, um território de excelência e pessoas com conhecimento, com saber fazer, existindo por isso todas as qualidades para que se consiga aumentar a atractividade do concelho ao nível do turismo, comércio e gastronomia.”

Foram parceiros na organização a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, a AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca e a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca.

festivinhao(1)

festivinhao