“Longos Vales levanta o pau uma vez ao ano, mas fica seis meses levantado”

Longos Vales cumpre tradição de anuncio de festa de são João Baptista

Tal como manda a tradição, em Longos Vales, para anunciar o inicio das Festas do Padroeiro São João Baptista, no decorrer da primeira quinzena de Junho faz-se o Levantamento do Pau.

Em 2016, o pau de 27 metros de altura já tomou lugar, em cerimónia decorrida no passado domingo (5 de Junho) e a responsabilidade da organização da festa é dos lugares de Guimil, Souto Fiscal e Várzea.

Para acompanhar o pau, a quadra (conjunto de lugares que organiza a festa), apresentou num cortejo etnográfico as várias fases do trabalho do linho, num total de nove tractores. Outro tractor, ficou dedicado à aguardente á moda antiga. Desta forma e envolvendo as pessoas da quadra, proporcionou-se um momento cultural e recreativo diferente.

Recorde-se que o pau é levantado apenas por força humana, através de quatro cordas entrelaçadas que o equilibram até que seja aterrado. Este eucalipto só será cortado no dia 31 de Dezembro do corrente, uma vez que dia 1 de Janeiro de 2017 já é outra quadra a responsável pela festa. O conjunto de lugares organizadores da festa em 2016, só daqui a cinco anos voltará a assumir a organização das festividades.

Os trocadilhos que são feitos com a expressão de “levantar o pau”, mas na verdade a resposta dos habitantes é imediata em assegurar que “Longos Vales levanta o pau uma vez ao ano, mas fica 6 meses levantado”.

Uma estreia nestas andanças foi a do padre André Filipe Gonçalves, que pela primeira vez assiste e participa nestas festividades, uma vez que está em Longos Vales desde Setembro de 2015.

Após este momento festivo, Longos Vales volta a estar em festa de 20 a 25 de Junho, com o Tríduo preparatório, Missa e Procissão da Festa bem como muita animação.

Márcio Ferreira

002 (2)

LP03