A “meca” da cerveja artesanal abre hoje portas à prova

De 7 a 10 de julho, Caminha vai ser a “meca” da cerveja artesanal com a 4ª edição do ARTBEERFEST. Mais de 200 tipos de cervejas artesanais, 30 mestres cervejeiros, gastronomia, provas e harmonizações cervejeiras, workshops, e um cartaz de animação variado são algumas das propostas desta edição.

O ARTBEERFEST é uma marca que nasceu em Caminha e já é considerado o festival pioneiro e referência europeia da Revolução da Cerveja Aratesanal. A abertura oficial está agendada para as 18 horas, com a homenagem a Steve Huxley, falecido recentemente, considerado uma das maiores figuras da cerveja universal e que “em Caminha encontrou um novo milagre na cultura cervejeira”.

Com uma fasquia cada vez mais elevada, esta 4ª edição traz a Caminha a primeira edição da Mikkeller World Beer Run. Este evento internacional é composto por duas provas: percurso Trail de 21km e Percurso Mini Trail/Caminhada de 10km. Ambos os percursos vão atravessar as freguesias Caminha, Vilarelho, Azevedo, Cristelo e Moledo. A Mikkeller World Beer Run vai decorrer no dia 10, pelas 10h00.

Como grande novidade, esta edição tem como “País Convidado” a República Checa, com a Pivovar Nomad e a Dinamarquesa Mikkeller e Warpigs – uma das mais reputadas do mundo e que vai apresentar estreias mundiais numa PopUp construída especificamente para o ARTBEERFEST.

Até domingo, em Caminha vão estar 30 cervejeiros, nacionais e europeus, com destaque para as cervejeiras protuguesas Letra, Mean Sardine, Dois Corvos, Vadia, Praxis, 8aColina; as cervejeiras holandesas, Frontaal e The Sisters Brewery; a Italiana Crak: a armada espanhola com o seu selo de vanguarda e arrojo, Yria, InPeccatum, La Virgen, Marina, a Lervig da Noruega e BBNo de Inglaterra, entre muitas outras. Na verdade, os curiosos, apelidados de “fanáticos de cerveja artesanal”, podem provar mais de 200 tipos de cervejas artesanais.

Para além das mais de duas centenas de cervejas artesanais, o ARTBEERFEST vai disponibilizar gastronomia de grande qualidade em versão street food, provas e harmonizações cervejeiras e demonstrações de cozinha de autor. Do programa ainda fazem parte workshops e apresentações mais técnicas a cargo do Doemens Institute. A Simply Hops irá também participar.

A animação está também garantida. Durante os quatro dias, o ARTBEERFEST promete muita música em arruada, a folia das sonoridades metálicas e percussões das brass bands de estilo balcânico, artistas de rua e performers, a que se juntarão os Djs e músicos convidados.

O ARTBEERFEST é organizado pela OG&Associados e conta com o Município de Caminha como promotor.

11892038_519840731525545_3895359610203932021_n