Director Regional de Cultura do Norte visita amanhã a Estação Arqueológica de Remoães

Escavaçções em Remoães (1)O Director Regional de Cultura do Norte, António Ponte, visita amanhã, quarta-feira (27 de Julho), pelas 11 horas, a Estação arqueológica de Remoães, em Melgaço, cujas escavações arqueológicas decorrem há cerca de cinco semanas e já geraram “descobertas importantíssimas para os estudos da presença do Homem na região do Vale do Minho”, assegura a autarquia.

No local estão equipas investigadoras de universidades portuguesas e espanholas. De acordo com o Coordenador do projecto, João Ribeiro, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, “os promissores trabalhos de Melgaço permitiram reconhecer a diversidade de estratégias de ocupação da região pelo homem paleolítico tanto no tempo como no espaço, tendo mesmo permitido reconhecer a presença do homem de Neandertal na região”, considerou.

As escavações acontecem no âmbito do projecto transfronteiriço ‘Os primeiros habitantes do baixo Minho’, previsto decorrer nos vários municípios portugueses e espanhóis do troço internacional do rio Minho.