Cinemateca Portuguesa homenageia Museu de Cinema de Melgaço e Jean-Loup Passek

Jean-Loup Passek, historiador, investigador, escritor, editor e crítico de cinema – cuja ligação de amizade a Melgaço proporcionou a doação do extenso espólio cinematográfico à autarquia, para o qual foi criado o museu com o seu nome – vai ser condecorado amanhã (sexta-feira, dia 9) pelo Governo de Portugal com a Medalha de Mérito Cultural.

Neste acto, a realizar na Sala M. Félix Ribeiro da Cinemateca pelas 21h30, com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, a Cinemateca Portuguesa homenageará ainda o Museu de Cinema de Melgaço e dará início ao ciclo intitulado “Pela curiosidade total”, em homenagem Jean-Loup Passek na passagem do seu 80º aniversário.

Neste dia de homenagem e atribuição da Medalha de Mérito Cultural será ainda exibido o filme “Morte em Veneza”, de Luchino Visconti, assinalando o início do ciclo que vai exibir duas dezenas de filmes até ao final de Setembro – consulte AQUI os filmes e respectivos horários de exibição – entre eles “Vilarinho das Furnas” de António Campos e “Vale Abraão”, de Manoel de Oliveira, dois realizadores portugueses que Jean-Loup Passek ajudou a divulgar em França, entre o Festival Internacional de Cinema de La Rochelle, de que foi fundador, e o Centro Pompidou.

Integrada no Ciclo de homenagem a Jean-Loup Passek e ao Museu de Cinema de Melgaço, a Cinemateca apresenta uma exposição de cartazes do acervo do Museu, centrada em duas das áreas mais fortes da coleção: os cartazes do cinema clássico francês e os cartazes da escola gráfica da Polónia. A mostra está patente ao público com entrada gratuita na Sala dos Carvalhos e Sala 6 até 1 de Outubro, de 2ª a 6ª feira das 15h00 às 19h30.

Recorde-se ainda que a autarquia melgacense condecorou Jean-Loup Passek com a Medalha de Honra do concelho no dia 13 de Agosto e dá o nome do o historiador e entusiasta do cinema ao prémio a atribuir aos vencedores de cada categoria do concurso integrado no Filmes do Homem – Festival Internacional de Documentário de Melgaço.

dsc_8880