Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez foi formalmente constituída

Associação quer defender a produção vitivinícola e os produtos locais

Formalizada através de escritura pública no passado dia 20 de Setembro, a AVVEZ – Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez, tem por objecto promover, desenvolver e defender a produção vitivinícola e os produtos artesanais locais, em particular os do concelho de Arcos de Valdevez.

constituicao_associacao_vinhos_avv-3Promover a promoção da cooperação entre produtores e demais agentes e instituições; promover acções de formação e aperfeiçoamento das profissões ligadas aos produtos artesanais locais, ao vinho e enoturismo; lutar pela tipificação, criação de marcas e pela qualificação dos produtos serão algumas das vantagens desta associação.

O município apoia o sector vitivinícola do concelho através da organização e participação em certames da especialidade, nomeadamente o “Festivinhão”.

A associação que pretende concertar acções a nível local culmina assim de um ano de conversações com os produtores no sentido de criar um programa de acções que os envolvesse directamente e aos seus vinhos. O projecto envolveu a caracterização dos produtores, das suas quintas e vinhas, das suas adegas e instalações de recepção a visitantes.
Em simultâneo realizaram-se um conjunto de actividades de divulgação, promoção e comercialização do vinhos em eventos no município e fora deste, nomeadamente aproveitando as sinergias da rede de Municípios do Vinho.

avv