Cônsul Carlos Pereira de Lemos apresenta “História de Uma Vida” em Melgaço

O melgacense Carlos Pereira de Lemos, Cônsul Honorário de Portugal em Melbourne, dá a conhecer na próxima sexta-feira, 14 de Outubro, o seu livro ‘História de Uma Vida’. A apresentação acontece pelas 18h00 no Salão Nobre da Câmara Municipal de Melgaço e ficará a cargo de Manoel Batista, autarca melgacense, e do Padre Carlos Nuno Vaz, director do jornal “A Voz de Melgaço”.

A obra retrata a história e vida de Carlos Pereira de Lemos. São memórias de todos os momentos da sua vida, em vários países por onde passou.

‘História de Uma Vida’ foi publicado em Junho deste ano pela Chiado Editora e foi lançado no dia 23 de Setembro, na Fundação Pro Dignitate, em Lisboa, pelo Embaixador Rui Quartin Santos, ex-Secretário-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Embaixador na Austrália, e por Manuela Aguiar, ex-Secretária de Estado da Emigração e responsável do prefácio do livro.
O prefácio contém ainda mensagens de José Ramos-Horta, do Embaixador Rui Quartin Santos, e de Sir James Gobbo, ex-Governador do Estado de Victoria e Juiz do Supremo Tribunal.

 

SOBRE O AUTOR:

Carlos Pereira Lemos começou a vida profissional como topógrafo em Portugal, trabalhando depois em Moçambique, em Timor e na Austrália. Foi estudante na África do Sul – Rhodes University e University of South Africa. Depois da licenciatura em Ciências Políticas e Sociologia fez a pós graduação em Pedagogia na Universidade de Melbourne e foi professor de Sociologia e Ciências Políticas no Royal Melbourne Institute of Technology e de línguas na Universidade de Monash, e representante do Banco Borges em Melbourne.

A sua actividade estendeu-se ainda ao âmbito associativo, no quadro do qual, como dirigente, criou uma escola de português e um programa de rádio.

Em 1988, foi nomeado Cônsul Honorário de Portugal em Melbourne, no Estado de Vitória, na Austrália, e agraciado com a Ordem de Mérito, no grau de Comendador, pelo Presidente Jorge Sampaio em 2002. Mais recentemente, foi também condecorado pelo Presidente de Timor Leste.

É ainda de destacar que foi o grande impulsionador da edificação de um ‘Padrão’ de homenagem aos navegadores portugueses Infante Dom Henrique e Vasco da Gama, em Warrnambool, que se tornou um lugar de culto da presença portuguesa. Em reconhecimento ao seu trabalho de promoção das relações bilaterais, a uma das ruas de Warrnambool foi dado o seu nome, ‘De Lemos Court’.

cartaz