Pegada Zero traz a Melgaço o novo conceito para apresentar o turismo de natureza

Melgaço realiza pela primeira vez um evento em volta do Turismo de Natureza. ‘Pegada Zero – I Jornadas de Turismo de Natureza – PNPG – Melgaço 2016’, acontece entre 20 e 23 de Outubro e contempla várias actividades que permitirão conhecer a região, as suas gentes e costumes.

cartaz_pz1dsc_1774Situado na Área Protegida mais importante de Portugal, o Parque Nacional da Peneda-Gerês, e integrado na Reserva Mundial da Biosfera, Melgaço é uma terra que celebra a vida e tudo o que ela tem de bom para o corpo e para o espírito. Porta de Lamas de Mouro, pela sua contextualização, assim como pela existência de espaços, infraestruturas e equipamentos de apoio (Parque de Merendas; Auditório; Salas para Workshops; Espaços expositivos; Centro de BTT, entre outros) que permitem a realização de múltiplas actividades, foi o local escolhido para o evento.

Pretende-se com esta iniciativa criar um evento em Melgaço sobre a temática do ‘Turismo de Natureza’, destacando as potencialidades do concelho nesta vertente e a envolvência de todos os agentes que actuam na região: Empresas de Animação, Restauração, Alojamento, Comunidade local, entre outras; mas também com o objectivo de se desenvolverem acções de sensibilização sobre a conservação da natureza, junto das comunidades intervenientes, assim como criar ou reforçar a relação das mesmas com o serviço.

Do programa constam várias actividades e acções, tais como rafting, canyoning, percursos pedestres, provas de alvarinho, passeio de jipe, percursos de BTT, baptismo hípico, primitive race, arvorismo, slide, rappel, escalada e para os mais curiosos a possibilidade de observarem as Cabras Montês, uma espécie rara em Portugal, existindo apenas na Serra do Gerês e na Serra Amarela. O evento oferece ainda a possibilidade de se participar em workshops: ‘Plantas e sabores’ (uso de plantas aromáticas/medicinais da região), ‘ Fotografia de Natureza’ e ‘ Workshop de Pão Castrejo’; no colóquio ‘Rios e Montanha, Aventura e Segurança’. Os mais novos (a partir dos seis anos) também serão contemplados, com diversas actividades educativas a decorrerem durante as oficinas temáticas.

Os dias 20 e 21 de Outubro são reservados a profissionais do sector, tendo os restantes dias um programa aberto ao público em geral. As inscrições podem ser feitas através do formulário online (que pode encontrar AQUI), até ao dia 20 de Outubro, onde também é possível saber os custos de participação nas diversas actividades.
pegada-zero