Aprovado projecto de ligação de Moledo ao Pinhal da Gelfa por ecovia

Caminha candidatou obra no âmbito da Polis Litoral Norte

O Concelho de Caminha vê mais uma candidatura aprovada “Infraestruturas para valorização e visitação de áreas classificadas no concelho de Caminha”, no âmbito da Polis Litoral Norte, que vai permitir a ligação de Moledo ao Pinhal da Gelfa.
Esta intervenção consiste na construção de dois troços da Ecovia do Litoral Norte, que permitirão a ligação ininterrupta, em canal pedonal e clicável, de Moledo ao Pinhal da Gelfa. Esta obra está orçada em cerca de 326 mil euros.

Esta intervenção visa a promoção da mobilidade sustentável e ambientalmente correta, como forma de vivência da orla costeira e a valorização e promoção dos valores naturais e culturais singulares do Litoral Norte.

O primeiro troço refere-se à ligação da Capela de Santo Isidoro à ciclovia já existente a norte de Vila Praia de Âncora, numa extensão de aproximadamente 670 metros. Aqui haverá, numa parte, a partilha de canal com o uso motorizado. Depois, mais a sul e até ao troço de ciclovia existente, o canal pedonal e ciclável desenvolver-se-á na berma poente, desempenhando a função de delimitação da circulação motorizada, protegendo assim o ecossistema costeiro aí existente.

O segundo troço diz respeito à ponte pedonal e ciclável sobre o Rio Âncora, numa extensão de aproximadamente 90 metros. Esta travessia vai permitir unir os percursos pedonais e cicláveis a desenvolver nas margens do rio.

Esta intervenção inclui também a execução da sinalização regulamentar necessária à segurança dos utilizadores, do mobiliário e sinalização informativa da infraestrutura.
ecovia-litoral-norte-2016