Campanha de vacinação contra a gripe em Melgaço

Vacina gratuita para as pessoas com 65 ou mais anos de idade

O Centro de saúde de Melgaço, entre as duas unidades funcionais, está a realizar campanhas em várias freguesias. No ano passado disponibilizou cerca de 1800 vacinas. Para a receberem, os utentes deverão contactar o seu enfermeiro de família para a devida marcação.

A campanha de vacinação anual contra a gripe está a decorrer por todo o País desde Outubro, tendo por objectivo a protecção das pessoas idosas e das mais vulneráveis. Recomendada para os grupos alvo prioritários, nomeadamente os idosos com 65 ou mais anos, doentes crónicos e imunodeprimidos, grávidas e profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

A vacina contra a gripe é gratuita no Serviço Nacional de Saúde para idosos com mais de 65 anos, doentes dependentes no domicílio, doentes internados em hospitais ou na Rede Nacional de Cuidados Continuados (RNCCI), doentes com determinadas patologias crónicas e outras situações a serem avaliadas pela equipa de saúde. Este ano o Serviço Nacional de Saúde disponibiliza 1,2 milhões de doses desta vacina, distribuídas pelo país, sendo a primeira vez que os doentes a aguardarem transplante, sob quimioterapia, com trissomia 21, fibrose quística, doença neuromuscular e com défice de alfa-1 antitripsina, recebem gratuitamente a vacina. Os cidadãos não abrangidos pela vacinação gratuita podem adquiri-la na farmácia com receita médica e beneficiando de uma comparticipação de 37%, um custo ao utente de cerca de 3,8 euros.

Assim, na comunidade de Melgaço, os enfermeiros da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) deslocam-se semanalmente na Unidade Móvel às freguesias, para o projecto ATIVIDADE, podendo os utentes dirigir-se aos seguintes pontos:

– Castro Laboreiro, às segundas-feiras (Centro Cívico das 10h às 11h)

– Orjaz, às quartas-feiras (Junta de Freguesia das 9h30 às 10h30)

– Cousso, às quintas-feiras (Junta de Freguesia das 9h30 às 10h30)

– Gave, às quintas-feiras (Junta de Freguesia das 103h0 às 11h30)

A Unidade Móvel também percorre algumas freguesias mais distantes do concelho para a vacinação da Gripe Sazonal. Lamas de Mouro e alguns locais em Castro Laboreiro já receberam a Unidade Móvel. Estão agora previstas as seguintes campanhas:

– 7 de Novembro em Castro Laboreiro: às 10h00 na Seara; 10h30 nas Eiras e às 11h00 em Campelo

– 9 de Novembro em S. Paio: às 10h30 em Cavaleiro Alvo

– 19 de Novembro em Roussas: às 9h30 em Lobiô

gripe