Idosos de quatro concelhos do Alto Minho realizaram ‘competição saudável’ em Melgaço

O Centro de Estágios de Melgaço recebeu a 9 de Novembro a primeira jornada do evento Olympics4All – Olimpíadas Intergeracionais. Idosos de quatro concelhos do Alto Minho mostraram aos mais novos que a força de vontade é a alavanca para seguirem em frente e que também são capazes de praticar desporto.

O evento em Melgaço juntou idosos dos concelhos de Melgaço, Vila Nova de Cerveira, Caminha e de Viana do Castelo que mostraram a sua performance em modalidades como Futebol de 5, basquetebol, natação (50 metros), atletismo (60m e 1500m), jogos de malha, corda e petanca.

A acção, de cariz social e desportivo, pretende aumentar a consciencialização da prática do desporto sem fronteiras e sem idade, ampliar a participação no desporto e na actividade física desta faixa etária.

 Ao invés do Olympics4All Cerveira 2015, o formato desta segunda edição acontece em três etapas: perante a inexistência de candidatura a fundos comunitários, e por insistência dos participantes, as autarquias de Melgaço, Vila Nova de Cerveira, Caminha e Viana do Castelo, juntamente com a Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) decidiram unir esforços e avançar com uma edição mais slim do evento em prol da melhoria da qualidade de vida das suas populações. Os quatro concelhos do Alto Minho participam nesta ‘competição saudável’, cada um com uma equipa com cerca de 20 cidadãos de idade igual ou superior a 65 anos, sendo que três podem ter idade igual ou superior a 50 anos. As equipas podem ser mistas e acolher elementos portugueses e espanhóis.

 O projecto continuará assim no dia 16 em Vila Nova de Cerveira e no dia 23 em Viana do Castelo.

fg

fg01