Melgaço recebe Taça de Portugal de Ciclocrosse no próximo domingo

Melgaço recebe no próximo domingo (22 de Janeiro) a quinta e última prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse. Com uma distância de 2,42 Km, a prova irá decorrer num circuito criado para o efeito da área circundante do Centro de Estágios de Melgaço e tem início às 09h30.

A prova é uma organização da Associação de Ciclismo do Minho, em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, com o Município de Melgaço, a Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer E.M. e outras entidades e conta com a participação de cerca de 140 atletas, alguns oriundos da vizinha Galiza, nos quais se inclui o recente Campeão Nacional de Ciclocrosse Ricardo Marinheiro.

A prova apurará os vencedores nas categorias de Elites Masculinos e Femininos, bem como Sub-23 Femininos e Master Femininos.
Mário Costa comanda entre os homens o ranking Elite, mas tem no encalço Vítor Santos e Roberto Ferreira, bastando a qualquer um destes a vitória em Melgaço para conquistar a Taça. Matematicamente, também Fábio Ribeiro e Ricardo Marinheiro podem sonhar com o troféu, embora a diferença pontual seja mais significativa.

Joana Monteiro e Ana Rita Vigário disputarão a batalha pela Taça de Portugal feminina: as únicas ciclistas com hipóteses matemáticas de conquistarem o título de regularidade da época 2016/2017.

O ciclocrosse é uma vertente mista, entre o asfalto e o BTT, praticada com bicicletas semelhantes às de estrada, mas em pisos de terra e com pneus apropriados. É uma modalidade de Inverno, onde a lama e a chuva são habituais nos percursos.

O evento promete divertimento, emoções fortes e respeito pela mãe-natureza: à semelhança de outros, pretende assumir-se como um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e que corresponda ao crescente interesse por actividades desportivas de natureza, visando igualmente potenciar a marca Melgaço e tudo o que a referida aporta a vários níveis, como a gastronomia, cultura, história, costumes, desporto de Natureza entre outros.

De notar ainda que, no próximo dia 19 de Março, Melgaço irá albergar o arranque da Taça Cyclin’ Portugal de XCM – Maratonas.

 

Mapa de Percurso