I Encontro Ibérico de Oncologia realiza-se em Melgaço nos dias 3 e 4 de Fevereiro

Técnicos e profissionais de saúde vão desmistificar e esclarecer sobre o cancro

Nos próximos dias 3 e 4 de Fevereiro, Melgaço recebe na Casa da Cultura o I Encontro Ibérico de Oncologia, uma organização do Centro de Apoio ao Doente Oncológico (CADO), com o apoio da Casa de Saúde de São José – Unidade de Melgaço – Instituto São João de Deus e que se destina a profissionais de saúde e a todos os interessados no tema.

I Encontro Ibérico de Oncologia_apoiosNo dia 3 de Fevereiro, pelas 9h30, a cerimónia de abertura que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, do alcalde de Arbo, Horácio Gil, e com o representante do CADO, o enfermeiro Daniel Castro.

Sob o tema “A Arte de Cuidar”, o I Seminário Ibérico de Oncologia trará a esta vila raiana diferentes especialistas e curiosos para debaterem este tema tão importante e actual do nosso quotidiano.

Manuel Cerqueira, docente da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC), Francisco Barón, Médico Oncologista no Centro Hospital de Santiago de Compostela e Paula Sousa, autora do livro “Não Desisto de Mim”, que irá apresentar o seu testemunho de superação desta patologia, integram a panóplia de oradores que contará ainda com vários nomes ligados a diferentes áreas, como o jornalismo, a sociologia e medicinas alternativas. A iniciativa tem como objectivo o intercâmbio de informação entre os profissionais de saúde e público em geral.

O Dia Mundial de Luta Contra o Cancro assinala-se anualmente no dia 4 de Fevereiro e é com o objectivo de mostrar a importância deste dia que o CADO organizou este encontro, procurando desmistificar algumas das ideias pré-concebidas sobre o cancro e informar sobre os factos reais da doença.

O Centro de Apoio ao Doente Oncológico, constituído em Abril de 2016 por um grupo de jovens, na sua maioria profissionais de saúde e da área social, é uma associação que surge com o objectivo principal de dar apoio aos doentes oncológicos, aos seus cuidadores e familiares. Pretende tornar-se numa referência na região do Alto Minho no apoio, promoção e protecção da saúde, da educação e do apoio social ao doente oncológico, contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida.

PROGRAMA

CADO01

 

CADO02