Melgaço recebe II Encontro do Alto Minho de sensibilização para esclerose múltipla

Sensibilização e activismo em prol da esclerose múltipla no município mais a norte de Portugal

 Melgaço recebe amanhã (15 de Junho) o II Encontro do Alto Minho, com actividades a decorrer no Centro de Estágios, uma visita pelo centro histórico e ao Espaço Memória e Fronteira. A iniciativa está inserida nas Comemorações do Dia Mundial da Esclerose Múltipla 2017 e é organizada pela Equipa de Enfermagem da Unidade de Neurologia da ULSAM,EPE (Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE) que escolheu Melgaço pelo “interessante passado histórico” e o Centro de Estágios, considerando-o “um pólo de excelência para a prática de actividade física /desportiva”. A acção acontece entre as 10h30 e as 17 horas. 

image002A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crónica que afeta o Sistema Nervoso Central, com maior incidência do género feminino, no jovem adulto (entre os 20 e os 40 anos). A prática de exercício físico e uma alimentação saudável são fundamentais para a promoção da qualidade de vida à pessoa com EM. Sendo Melgaço um local com variadíssimas ofertas para a prática de desporto, como sendo o Centro de Estágios, a iniciativa irá sensibilizar as pessoas com EM, e a comunidade em geral, para a prática da actividade física, contribuindo para as políticas de prevenção e intervenção comunitária na área da saúde.

A Esclerose Múltipla afecta mais de 2,3 milhões de pessoas em todo o mundo. Esta doença inflamatória crónica do sistema nervoso central, tem como principais sintomas a fadiga intensa, visão turva, dormência ou formigueiro nos membros e problemas de força e coordenação. O Dia Mundial da Esclerose Múltipla assinala-se anualmente a 31 de Maio.