Dia do Brandeiro celebra a transumância nos dias 5 e 6 de Agosto

A Branda da Aveleira (Gave) recebe no próximo fim-de-semana, dias 5 e 6 de Agosto, o Dia do Brandeiro, um evento que reúne toda a população para celebrar a cultura da transumância, o Alvarinho e a gastronomia.

Os gaiteiros do ‘Rio Mouro’ fazem a abertura do evento no sábado de manhã, antes da habitual missa, e interpretarão música de raiz celta. Do programa há a destacar o cortejo etnográfico sob o tema: “A Transumância”, uma prática de pastorícia característica dos municípios de Melgaço e Arcos de Valdevez, “mas fundamentalmente no município de Melgaço”, indica o presidente da Câmara melgacense, Manoel Batista.

A festa continua com um convívio com Porco Espeto e com palestra sobre a cultura da branda, onde se dará a palavra aos participantes e brandeiros que ainda recordam o quotidiano da pastorícia, que nestes dias se celebra.

O dia seguinte (6 de Agosto) é dedicado aos amantes de boa gastronomia: Haverá tasquinhas onde se podem saborear os bons petiscos locais. A garraiada, pelas 16h00, fecha o programa.

Durante os dois dias, entre as 10 e as 20 horas, os visitantes terão ainda a oportunidade de observar a cultura brandeira através da Feira das tradições do Brandeiro e dos produtos locais. A iniciativa insere-se no programa Melgaço em Festa, que decorre até 13 de Agosto.

 Situada na entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Branda da Aveleira representa a tipicidade da região e o modo de vida de uma época. A paisagem e conjunto arquitectónico da branda são testemunho de uma tradição agrícola e cultural de grande valor antropológico, que a torna muito especial e singular. Esta branda foi uma das pré-finalistas das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias, na categoria de Aldeias Remotas.