Santa Casa da Misericordia de Melgaço comemora 500 anos de “compromisso” com semana cultural

Após ter assinalado a 12 de Julho de 2017 os seus quinhentos anos de actividade em prol da comunidade local, a Santa Casa da Misericórdia de Melgaço realiza em Novembro, de 5 a 12, as comemorações oficiais do seu quingentésimo aniversário.

No dia 5 de Novembro, pelas 15 horas, no auditório da Casa da Cultura de Melgaço, a sessão do painel de abertura da semana festiva contará com a presença do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço, Jorge Ribeiro; do Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel de Lemos; do Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista e de Pedro Santana Lopes, fundador do Fundo “Rainha Dona Leonor”.

No segundo painel, o padre e historiador José Marques irá apresentar a análise histórica sobre a “Assistência em Portugal antes das Misericórdias”.

No terceiro painel será ainda apresentado o livro “Santa Casa da Misericórdia de Melgaço – 1517-2017: Um Compromisso no Cinco Séculos”, do professor Valter Alves.

O primeiro dia de comemorações contará ainda com a apresentação do Hino da Misericórdia encerrará pelas 21h30 com o concerto do grupo “Xardins Desordenados” na fonte Principal das Termas de Melgaço.

No dia 7 de Novembro, a instituição melgacense abrirá a Creche “Casa dos Sonhos” e Jardim “123 Era Uma Vez” à comunidade a partir das 9h30 e no mesmo dia, pelas 18 horas, fará a inauguração das novas instalações do Centro de Atividades de Tempos Livres “Os Trakinas”, em espaço remodelado anexo ao antigo Hospital da Misericórdia.

A 9 de Novembro, quinta-feira, pelas 18 horas, decorrerá a eucaristia e bênção da capela remodelada do Lar Pereira de Sousa, presidida por D. Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo.

No dia seguinte (10 de Novembro) a semana de festa contará com o concerto solidário do cantor Berg, conhecido popularmente após a sua participação na primeira edição do programa televisivo Factor X, emitido pela SIC em 2013.

Os dias 11 e 12 serão de recordar e dinamizar a comunidade da santa casa. Haverá eucaristia com ofício pelos Irmãos falecidos na Igreja da Misericórdia pelas 10 horas.

No edifício do Hospital da Misericórdia haverá palco para ser representada uma peça de teatro, pelas crianças da Santa Casa e ainda um magusto, pelas 17h30.

No dia 12 de Novembro é o Dia do Colaborador, que será assinalado com o Percurso Histórico “Cinco Séculos de Património da Misericórdia” na vila de Melgaço, a que se seguirá a sessão de encerramento das comemorações, com cerimónia de homenagem aos Irmãos honorários e aos funcionários da instituição.