Iniciativa do município de Melgaço dá a conhecer a lampreia do Rio Minho “do rio ao prato”

No âmbito da iniciativa “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência, a Câmara Municipal de Melgaço propõe um programa de animação dedicado ao conhecimento das artes da pesca e preparação da lampreia, um dos grandes atractivos gastronómicos do Vale do Minho e de Melgaço em particular.

Desta forma, a acção promovida pelo município, em parceria com as associações “Melgaço Radical”, “A Batela” e “Mais Monte” (Galiza) tem o custo de 5 euros por pessoa e acontece no dia 4 de Março, iniciando com uma caminhada temática onde será possível assistir à pesca da lampreia. 

A concentração dos participantes está marcada para as 08h50, junto à Casa da Cultura, com partida para o Rio Minho, onde se dará início à caminhada. Durante a acção, os participantes poderão assistir a uma simulação da pesca da lampreia nas históricas pesqueiras do Rio Minho, de forma a conhecerem a arte da pesca artesanal. O momento prossegue com a visita ao Centro de Interpretação da Lampreia ‘ARABO’, em Arbo, na vizinha Galiza.

Showcooking de degustação da Lampreia do Rio Minho 

O Chef Rui Ribeiro, em representação de Portugal, irá amanhar a lampreia fresca e preparar uma lampreia de escabeche, já o Chef Lourenço Exposito, da Galiza, irá preparar lampreia seca enrolada.

Para os mais curiosos, a Câmara Municipal convida a visitarem a exposição fotográfica ‘As Pesqueiras do Rio Minho’, de Antero Leite, patente na Casa da Cultura.

As inscrições são limitadas a 100 pessoas e podem ser realizadas através do link http://bit.ly/DoRioAoPrato ou pelos telefones 251 410 100 (Portugal) ou 0034625488147 (Galiza).