Filomena Cautela visitou Melgaço e promete voltar… “muito em breve”

“Melgaço tem um presidente da Câmara com uma visão muito ampla do que quer para a sua vila”

 

A 5ª edição do Filmes do Homem – Festival Internacional de Documentário de Melgaço, contou com uma visita especial no último dia do evento.

Filomena Cautela, conhecida do grande público enquanto apresentadora do programa da RTP “5 Para a Meia-noite” e uma das apresentadoras das Galas do Festival Eurovisão da Canção – cuja apresentação foi amplamente elogiada pelos espectadores de todo o mundo – assistiu aos filmes do último dia, visitou o concelho e ainda teve tempo para brindar à inauguração de um bar (Alameda), na reabertura após remodelação.

A visita de um dia bastante cheio ainda deu tempo à apresentadora e actriz para uma breve conversa com o jornal “A Voz de Melgaço”, na qual elogiou a estratégia da autarquia para o concelho e prometer um regresso breve a Melgaço – talvez ainda em Setembro ou em Outubro – em trabalho.

Sessão de encerramento e entrega de prémios do festival Filmes do Homem 2018

“Melgaço tem uma sorte de ter um presidente com uma visão muito ampla do que quer para a sua vila. Não só pelo que está a fazer com o festival, mas na recuperação de pontos de interesse de Melgaço, e o projecto que ele tem parece-me absolutamente importante e pertinente, estou muito contente por ter vindo”, confessou.

Admite que “o projecto Filmes do Homem tem muito para crescer” e ter percebido “porque é que existe um museu de cinema aqui e porque é que existe este festival de cinema”, o que fez a apresentadora lançar um repto esclarecido.

“O convite que se tem a fazer às pessoas que estejam a ler isto é: Venham perceber porque é que Melgaço não é só o Alvarinho, mas também é; não é só as Termas, mas também é; não é só o cinema, mas também é. É uma vida super-rica, lindíssima e tem muito para crescer”, considerou Filomena Cautela.

Sem confirmações ou agenda (à data destas declarações) a actriz e apresentadora da RTP confessou “voltar muito em breve” a Melgaço. Com que formato, ainda não foi possível apurar, mas uma vez que é a cara de um dos programas com mais espectadores do canal público português, as apostas são naturalmente no late night show das noites de Quinta-feira.

“Existe a vontade de fazer alguma coisa por aqui. Ainda não há nada confirmado, mas fiquei muito sensibilizada pela forma como esta pontinha do país está vibrante, activa e como tem gente tão interessante e determinada em tornar tudo isto numa vila maior, mais abrangente, com maiores horizontes para os que cá vivem, mas não só”, concluiu Filomena Cautela.

João Martinho
(texto publicado na edição impressa de Setembro do jornal “A Voz de Melgaço”, pág. 29)