Melgaço ‘veste-se’ para a Noite dos Medos. “Beware the moon, lads!*”.

 

Se costuma viajar de noite, tenha cuidado!

A quem já passou por uma das principais estradas de acesso ao concelho de Melgaço, já terá percebido que “o município mais a Norte de Portugal” está a ‘vestir-se’ para o evento que promete trazer o medo em 4D para as ruas, na noite de 31 de Outubro.

Na rotunda do Peso (Paderne, Melgaço) e na rotunda de entrada da vila, os motivos alusivos a esta noite são já visíveis e o programa deixa antever que não vai ser festa para ‘meninos’. O Cemitério dos Medos vai desafiar os mais destemidos, mas haverá todo um percurso temático digno das míticas casas do terror dos parques de diversões.

Da Casa da Cultura ao Castelo de Melgaço, passando por entre as ruas, haverá bruxas, abóboras e varandas iluminadas, ruídos sonoros assustadores, vassouras e potes de bruxas, panos pretos, teias de aranhas, entre outros elementos figurativos para a ‘Noite dos Medos’.

A festa começa na Casa da Cultura, a partir das 21 horas. O espaço estará devidamente decorado e preparado para um Welcome Drink dos Medos, seguindo-se a apresentação dos ‘Potes das Bruxas’, que irão a concurso. A ‘Noite dos Medos’ tem como ponto alto a Procissão dos Medos, rumo ao cemitério dos medos, num percurso da Casa da Cultura ao Castelo de Melgaço. Aqui, serão entregues os prémios do concurso, seguindo-se o Esconjuro das Bruxas e a Queimada Galega.

O pavor continua com a Festa dos Medos, numa organização do Bar da Alameda, do LC Café Bar, do Bar Cova do Leão e do After Work bar & tapas. A noite será animada por DJs a partir da meia-noite. As entradas são gratuitas.

Recorde-se que, na sua primeira edição, em 2017, Melgaço cativou a população e turistas para festejarem o terror. “Foi um sucesso graças ao forte empenho de instituições e empresas que aderiram desde a primeira hora, assim como os melgacenses que fizeram a festa com muita alegria e animação”, refere a organização.

O evento, organizado pela Associação Empresarial Minho Fronteiriço em colaboração com o Município de Melgaço e com os bares aderentes, nomeadamente o Bar da Alameda, o LC Café Bar, o Bar Cova do Leão e o After Work bar & tapas, surge da necessidade de proporcionar animação em épocas baixas, e, simultaneamente, criar condições para a divulgação de crenças e contos, relacionados com a temática do ‘oculto’, que fazem parte da cultura da comunidade de Melgaço.

 

Concurso de ‘Potes das Bruxas’ aberto ao público

O concurso pretende premiar os trabalhos mais criativos desenvolvidos para o evento ‘Noite dos Medos’, que estarão em exposição na Casa da Cultura. Estimular o espírito crítico e imaginativo, envolvendo toda a comunidade e as entidades do concelho, é o principal objetivo. Todos os trabalhos são subordinados ao tema ‘Potes das Bruxas’ e devem ser, preferencialmente, construídos com materiais naturais e /ou reciclados.

Todos podem participar: em nome individual ou como entidade (Comércios, Associações, Empresas, Comunidades Escolares, Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Juntas de Freguesia). Os interessados em participar deverão preencher e entregar a respectiva Ficha de Inscrição até ao dia 22 de Outubro, e entregarem os trabalhos na Casa da Cultura até às 18h00 do dia 29 de outubro.

Há prémios para os três melhores trabalhos (Categoria Geral):
1º Prémio: cabaz de produtos locais
2º Prémio: uma pernoita para duas pessoas, com pequeno-almoço, na Branda da Aveleira
3º Prémio: um Circuito Termal para duas pessoas, nas Termas de Melgaço

Os participantes da categoria Escola receberão troféus. Regulamento e Ficha de inscrição disponível em www.cm-melgaco.pt.

Fotos: CM Melgaço

*”Beware the moon, lads!”. trad.: cuidado com a lua, rapazes!, citação do filme Um Lobisomem Americando em Londes, de John Landis (1981)