Arbo asinalou o Dia de Reis com Cavalgata e entregou mais de 400 presentes

Associação Noites Gaiteiras colaborou com a comunidade arbense no momento alto dos festejos

 

Cumprindo uma das maiores tradições que se assinalam com sumptuosidade na vizinha Espanha, o concelho galego de Arbo viveu a chegada dos Reis Magos de forma mágica e especial.

As ruas da localidade encheram-se de adultos e crianças para ver e participar no cortejo que desfilou desde o Quartel da Guarda Civil até à Praça do Concelho, no coração da vila.

A Cavalgata dos Reis deste ano contou com a participação de cerca de 40 crianças e de 60 Pajens Reais, que tinham como missão ajudar os Magos do Oriente na hora de repartir os presentes. E o trabalho não foi pouco: Foram entregues 400 presentes para os mais pequenos, para sua felicidade, mas este ano foi também marcado pelo record de caramelos lançados desde os carros alegóricos, enfeitados para a ocasião, um total de 200 quilos.

A vistosa decoração dos carros alegóricos envolveu a comunidade local, que participou voluntariamente na preparação deste importante momento festivo, mas também da associação melgacense Noites Gaiteiras, que colaborou para que o momento deste desfile fosse irrepreensível.

Durante o acto de entrega das “Chaves da Vila” aos Reis Magos, o alcalde [Presidente da Câmara] de Arbo, Horácio Gil, agradeceu a todos os colaboradores, figurantes do desfile, aos funcionários do município, às autoridades, à comunidade arbense e aos participantes de Melgaço pelo “esforço feito para que as crianças de Arbo se divertissem neste dia tão especial e cheio de magia”.

As baixas temperaturas verificadas no dia da Cavalgata dos Reis não impediram o desfile de Suas Majestades, dos Pajens reais e das personagens Disney, que dançaram e cantaram ao ritmo da música que animou o percurso.