Breves – Flashs de Maio

 

Sport Clube Melgacense já apresentou as primeiras caras para a época 2019/2020

Finda a época 2018/2019, o Sport Clube Melgacense já começa a preparar a longa jornada desportiva que começa a contar já no próximo Outono.

As novas caras surgem no comando técnico da equipa, com Leiva Morais, que já vestiu a camisola do clube enquanto jogador pela última vez na época 2007/2008, a assumir o cargo de Director Desportivo do departamento de Futebol Sénior do SCM para a época 2019/2020.

Leiva Morais e Paulo Almeida

Paulo Almeida é outro dos nomes já anunciados pelo clube nas redes sociais. O regresso do “campeão”, como é apresentado em publicação de 29 de Maio na página Facebook do Melgacense – aludindo à época 2009/2010, quando o ex-jogador foi campeão pelo SCM – concretiza-se enquanto treinador da equipa sénior.

“Um treinador de referência que vem acrescentar valor ao projecto crescente do clube, assente no respeito, compromisso, honestidade e determinação”, destaca o clube na mesma publicação.

Recorde-se que na época 2018/2019, fruto de uma reorganização desportiva e aposta nos talentos locais, o treinador do plantel sénior do clube foi Raúl Cardoso, que já vinha acompanhando os atletas desde as camadas de formação. O técnico da época que agora termina promoveu a passagem de muito dos atletas das camadas jovens para o plantel sénior e primou pela aposta no aproveitamento da “prata da casa”.

O clube de terra de Inês Negra não logrou os primeiros lugares, mas encerrou o calendário da temporada 2018/19 sensivelmente a meio da tabela classificativa da 2ª Divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com 45 pontos.

O Ancorense foi o vencedor do campeonato, somando 85 pontos (apenas mais dois que o Âncora Praia) que garantiram ao clube de Caminha a passagem para a 1ª Divisão distrital.

 

Jovens portugueses e galegos partilharam o entusiasmo dos jogos tradicionais

No dia 24 de Maio, mais de 900 jovens de escolas portuguesas e espanholas participaram nas Jornadas do Jogo tradicional Galego-Português.
A iniciativa promovida pelo município de Melgaço e pela Deputación da Coruña, com o apoio do Agrupamento de Escolas de Melgaço, proporcionou às crianças e jovens deste território transfronteiriço a experimentação das diversões de outrora, algumas com a mesma tradição popular nas comunidades galegas e portuguesas

O pião, a malha, as corridas com o saco, a tracção à corda ou mesmo os aros, entre outros jogos de mesa, tornaram o campo de jogos do Centro de Estágios de Melgaço um verdadeiro museu de memorabilia no qual miúdos e graúdos puderam tocar e experimentar ou recordar as diversões que fizeram história.

 

SAIR À RUA pelos dos Cuidados de Saúde Primários

SAIR À RUA pelos Cuidados de Saúde Primários foi o desafio lançado pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), levado a efeito no dia 19 de Maio.

A primeira edição da iniciativa que pretende promover a importância dos cuidados de saúde prestados à pessoa e à sua família, valorizando o papel da equipa de saúde familiar e comunitária, contou com a participação de mais de três centenas de profissionais que trabalham nos cuidados primários da região do Alto Minho, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de ação médica.

Melgaço respondeu à chamada e saiu à rua (e ao Largo), unindo-se ao apelo que procurou envolver todas as unidades funcionais de todos os centros de saúde a funcionar nos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo.

 

Comemoração dos 15 anos do Centro de Informação de Castro Laboreiro

O Centro de Informação de Castro Laboreiro (extensão da Biblioteca Municipal de Melgaço) assinalou o seu 15º aniversário no dia 18 de Maio, levando a efeito uma caminhada e um workshop de broa artesanal, aberta ao público em geral.

A participação, gratuita, levou cerca de duas dezenas de participantes a caminhar pelos trilhos castrejos e a conviver em torno dos produtos locais e do imprescindível bolo de aniversário que assinalou a data. Ao som da concertina, para que a festa não perdesse o norte nem os sons do Minho.

 

 

Selecção Nacional de Trail Running estagiou em Melgaço

A Seleção Nacional de Trail Running de Portugal esteve no final de Abril no Centro de Estágios de Melgaço a preparar-se para o Trail World Championship, que se realiza no dia 8 de Junho em Miranda do Corvo, Coimbra.

«Encontramos aqui todas as condições para o nosso primeiro estágio, rumo ao Mundial», salienta o Selecionador Nacional, José Carlos Santos. Durante o estágio, a Associação de Trail Running de Portugal – ATRP apresentou os equipamentos oficiais da Seleção. Cristina Couceiro, Inês Marques, Lucinda Sousa, Mariana Machado, Marisa Vieira, Paula Barbosa, Paula Soares, Sara Brito e Sofia Roquete são as atletas que compõem a equipa. A equipa masculina é composta por André Rodrigues, Bruno Silva, Bruno Sousa, Dário Moitoso, Hélio Fumo, Luís Semedo, Romeu Gouveia, Tiago Aires e Tiago Romão.