Misericórdia apresenta Lado a Lado, o projecto que “coloca Melgaço entre os territórios de vanguarda na abordagem do envelhecimento”

A Santa Casa da Misericórdia de Melgaço apresenta hoje, 15 de Novembro, pelas 18 horas, o projecto Lado a Lado, em acto que decorrerá no Edifício do Hospital da Misericórdia.

Esta resposta social “inovadora” composta por psicóloga, gerontóloga e animadora sociocultural, propõe-se fazer acompanhamento aos idosos e seus familiares no próprio domicílio, em prol de um envelhecimento mais saudável e activo. O serviço estará disponível para toda a população que queria usufruir destes apoios.

Apoiado pelo Programa Operacional para a Inclusão Social e Emprego (POISE), o projecto Lado a Lado conta com o apoio de 21 investidores sociais, essencialmente do concelho de Melgaço e uma série de parceiros privados e públicos e tem como missão “promover a capacidade de continuar a viver em casa, inseridos na comunidade ao longo do tempo, com segurança e de forma independente e ainda implementar actividades de estimulação cognitiva, sensorial e física”, explicam.

“Durante este processo, manter a autonomia e independência e retardar problemas a ele associados, é fundamental. Para além disso o envelhecimento ocorre dentro de um contexto que envolve outras pessoas, amigos, membros da família, vizinhos, mas isto tem sido muito difícil de atingir, pois cada vez é mais notório que grande parte dos idosos não conseguem ou não querem inserir-se na comunidade, vivendo “isolados” nos seus domicílios”, reconhece ainda a instituição, assegurando que este projecto “da comunidade e para a comunidade”, “coloca Melgaço entre os territórios de vanguarda na abordagem do envelhecimento”.

 

Elementos da equipa Lado a Lado: