Misericórdia de Melgaço inaugura exposição sobre S. Bento no dia 22 de Novembro

A Santa Casa da Misericórdia de Melgaço, com a colaboração do Mosteiro de São Martinho de Tibães, antiga Casa-Mãe da Congregação Beneditina Portuguesa e dos Antigos Alunos do Colégio de Singeverga, organiza uma exposição dedicada a S. Bento, no edifício do antigo Hospital da Misericórdia.

A exposição, que será inaugurada amanhã (22 de Novembro), pelas 11 horas, conta com 24 painéis pintados pelo monge e artista beneditino Fr. Paulino de Castro e também com um conjunto de pintura de iconografia cristã, de Tânia Pires e alguns poemas do venerável monge Fr. Bernardo de Vasconcelos.

Mosteiro de Mire de Tibães

A abertura da exposição, que estará patente ao público entre 22 de Novembro e 31 de Dezembro, contará com a intervenção de Paulo Oliveira, Director do Mosteiro de Tibães, que abordará a influência beneditina em Portugal e na Europa; e do Padre Filipe Sá, Arcipreste de Ponte da Barca, que irá falar sobre a espiritualidade beneditina.

Será ainda distribuída uma publicação, da autoria do professor melgacense Valter Alves, intitulada “S. Bento: patrono da Europa e figura sempre presente em Melgaço e no Alto Minho”, onde se percebem as muitas marcas da presença e influência dos beneditinos entre nós, que vão desde o convento de Fiães, às capelas espalhadas por todo o concelho.

S. Bento de Alcobaça

Em exposição estarão também algumas das imagens de São Bento existentes nas igrejas e capelas do concelho de Melgaço.