‘Conflito’ com solução amigável entre S. Paio e Paderne

Lugar de Verdelha quer que CTT corrijam erro de pertença

 

Os moradores do lugar de Verdelha, Paderne, têm, desde a última alteração de códigos postais feito pelos CTT, o código postal referente à vizinha Freguesia de S. Paio.

A estranheza perante a existência de código postal diferente motivou várias queixas dos habitantes daquele lugar, que tem por herança histórica e administrativa a pertença a Paderne, recusando esta apropriação, ainda que apenas por erro de levantamento dos CTT, pela Freguesia de S. Paio.

A movimentação popular espoletou os procedimentos de verificação e definição dos limites administrativos, a levar a efeito por ambas as autarquias locais. Desta forma, ambas as Assembleias de Freguesia (Paderne e S. Paio) realizaram já reuniões extraordinárias, tendo chegado a acordo na definição de limites.

Cabe no entanto às autarquias locais, com vista à actualização e validação dos limites administrativos acordados entre si na carta Administrativa Oficial de Portugal (CAOP) – Determinando o Lugar de Verdelha como pertencente à área geográfica de Paderne – encetar o processo para reconhecimento definitivo. 

Para o efeito deverão enviar relatório à Assembleia da República e DGT, para que os limites administrativos sejam integrados na CAOP, após publicação em diploma legal.