Requalificação da EN 202: Ministro garantiu que o troço Monção-Melgaço está em fase de elaboração do projecto. Valença-Monção concluído

O deputado socialista José Manuel Carpinteira, eleito pelo círculo de Viana do Castelo, questionou o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, sobre requalificação de estradas no distrito de Viana do Castelo, nomeadamente nas Estradas Nacionais 101 (Valença-Monção) e 202 (Monção-Melgaço).

Segundo comunicado do deputado socialista, “o ministro informou que esta última se encontra em fase de elaboração do projecto”.

“O projecto para a requalificação da Estrada de Valença a Monção está concluído e em condições de se abrir concurso para a execução das obras”, indica ainda a nota, considerando o anúncio feito esta semana pelo ministro Pedro Nuno santos no Parlamento, no âmbito da discussão na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2020.

Na sua interpelação, José Manuel Carpinteira chamou a atenção para a necessidade de intervenção urgente nestas estradas, não só para “melhorar a segurança rodoviária, mas também para diminuir o tempo médio de viagem”.

O parlamentar do PS apontou ainda alguns investimentos em curso no distrito considerados estratégicos e “fundamentais para melhorar a coesão e a competitividade do Alto Minho”. São os casos da electrificação e modernização da Linha do Minho entre Viana e Valença, cuja conclusão está prevista para o final deste ano, bem como as ligações rodoviárias da A28 ao porto de mar de Viana do Castelo e da A3 a Paredes de Coura.

José Manuel Carpinteira alertou ainda o ministro para a necessidade de outras acessibilidades no distrito, estando já alguns desses projectos incluídos no Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030, nomeadamente a  continuação da A28 até Valença.