Desportos e actividades de natureza de Melgaço em destaque no livro “Terra Água Vento” de Paulo Alegria e Raul Pereira

O livro “Terra Água Vento”, de Paulo Alegria e Raul Pereira, ilustra o fenómeno contemporâneo do desporto na natureza e actividades recreativas no Alto Minho, onde foram retratadas as pessoas, entidades e associações que dinamizam ou usufruem dos recursos paisagísticos da região.

Com publicação pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), a obra será apresentada no dia 14 de Março, pelas 16 horas, no Museu de Artes Decorativas (Museu Municipal) de Viana do Castelo. Em simultâneo, será inaugurada a exposição de fotografia homónima, de Paulo Alegria, que ficará patente ao público até ao dia 14 de Abril.

“Terra Água Vento mostra mais de trinta desportos e de centenas de pessoas que traçam não só a realidade actual nos dez municípios alto-minhotos, mas também uma ideia universal de exercício físico e aventura que cruza o fascínio pela paisagem com o lúdico dos amadores e o esforço dos grandes atletas”, explicam os autores, na obra a lançar no próximo mês.

Numa zona mais serena do rio Minho, Elisabete Ferradini, uma visitante de Braga na sua primeira experiência de rafting, toma o lugar do leme, habitualmente a cargo do guia.

Sobre os autores:

Paulo Alegria – Fotografia

Nasceu em 1970, em Oliveira de Azeméis, e vive em Viana do Castelo há trinta anos, onde tem produzido grande parte da sua obra. Depois de um longo percurso ligado ao desenho gráfico e à indústria fonográfica dedicou-se exclusivamente à fotografia, documentando os efeitos da contemporaneidade sobre os valores e a sociabilidade locais. Na última década foi responsável pela cinematografia do filme Alto do Minho e autor dos livros Romeiros, Cultura Magra e Bons Diabos.

Paulo Alegria

Raul Pereira – Texto

Nasceu em 1981, em Vila Franca, Viana do Castelo. É autor de vários artigos nas áreas da história da arte portuguesa, da etnografia e do património imaterial. Nos últimos anos, tem-se dedicado à escrita, à investigação e à educação pela arte. Publicou, em 2018, o livro Dentro de um cesto de rosas. Vila Franca: celebração e notas, sobre a sua terra-natal. Tem colaborado regularmente com Paulo Alegria, sendo de destacar o texto etnopoético publicado em Romeiros.

Raul Pereira