Quinta do Regueiro distinguida com o prémio “Produtor do Ano” pela revista Vinho Grandes Escolhas


Com revista Vinho Grandes Escolhas

 

Paulo Cerdeira Rodrigues, produtor da Quinta do Regueiro, subiu ao grande palco da Gala de entrega de prémios da revista Vinho Grandes Escolhas para receber um dos troféus mas ambicionados da noite: Produtor do Ano.

O evento que celebra “o melhor se faz no mundo do vinho e da gastronomia em Portugal” realizou-se ontem à noite, 14 de Fevereiro, no Velódromo de Sangalhos (Anadia), e contou com a presença de cerca de um milhar de pessoas, entre eles os representantes dos melhores vinhos, os melhores profissionais, empresas, produtores, restaurantes, garrafeiras e instituições que mais se distinguiram, segundo os critérios editoriais da revista.

O prémio “Produtor do Ano” foi um dos últimos a ser anunciados nesta noite de ‘Óscars’ do mundo do vinho, e fechou com chave de ouro para a Sub-região de Monção e Melgaço.

Paulo Cerdeira Rogrigues, no seu breve discurso, agradeceu à família pelo suporte na visão qualitativa que queria para os seus vinhos, o apoio de outros profissionais do sector na construção da sua imagem e deixou uma palavra de esperança a todos os produtores que ambicionam um pódio que os seus vinhos e o seu trabalho lograram conquistar vinte anos depois da criação da marca.

Foi há mais de 30 anos que a primeira vinha de Alvarinho foi plantada no lugar que viria a ser a Quinta do Regueiro, no entanto, foi apenas em 1999 que a marca registada Quinta do Regueiro foi lançada e a empresa só seria constituída em 2007, com a ajuda da irmã de Paulo Cerdeira Rodrigues.

Com a solidez conquistada, hoje, o responsável gere 6 hectares próprios e detém alguns contratos de longa duração de aquisição de uva em terrenos próximos da adega, localizada em Alvaredo.

Imagem: Revista Vinho Grandes Escolhas

O lançamento de novos produtos deu grande destaque ao produtor: O Primitivo, feito a partir das vinhas mais antigas, e do Barricas que, como o nome indica, estagia em madeira. Em ambos os casos são pequenas quantidades, nunca superior a duas mil garrafas. Mais recentemente foi ainda lançado o Jurássico, um branco que resulta de um lote de vinhos de várias colheitas guardados durante anos em inox (a versão no mercado contém vinhos de 2007, 2008, 2009 e 2010).

Em entrada de gama, feito a partir de Alvarinho e Trajadura (num clássico blend da região), tem o Reserva, o porta-estandarte do produtor, e um espumante 100% Alvarinho.

Todos eles “grandes escolhas!”, assegura a revista, na sua publicação online em rescaldo da noite da entrega de prémios.

Pode ver ou rever o momento da entrega de prémios desta gala no vídeo abaixo. O anúncio da consagração da Quinta do Regueiro com a distinção e entrega de troféu a Paulo Cerdeira Rodrigues decorre no tempo: 3:54:20