Ligações internacionais bloqueadas a betão. Município já avançou medidas de apoio a famílias e empresas

Estão vedados, com blocos de betão, todos os acessos viários principais entre Melgaço e a Galiza. As passagens fronteiriças de São Gregório, Ponte Internacional (entre Melgaço e Arbo) e a de Ameijoeira  (Castro Laboreiro) com Entrimo estão encerradas a qualquer tipo de transito, com controlo assegurado por dois militares da GNR.

O estado de emergência, declarado ontem pelo Presidente da República e aprovado pelo Governo para conter a pandemia de Covid-19, prolonga-se até às 23h59 do dia 2 de Abril, podendo ser renovado por períodos iguais se a situação o justificar.

Fronteira de São Gregório

Face aos constrangimentos económicos que as medidas de contenção poderão causar, a Câmara Municipal de Melgaço já avançou algumas medidas de apoio às famílias, tecido empresarial e comerciantes locais, assim como a oferta de equipamentos de protecção individual às instituições do município.

Estas medidas foram apresentadas na Reunião de Câmara, “que decorreu segundo todas as condições de segurança definidas pela Direção-Geral de Saúde”, indica a autarquia.

No cumprimento das iniciativas de isolamento social, o executivo anunciou a isenção total das tarifas nos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos urbanos para os consumidores não domésticos. A medida abrange indústrias, comércios, serviços e equiparados.

Aos consumidores domésticos (famílias) será aplicado o primeiro escalão relativo à tarifa variável nos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos urbanos. 

O primeiro escalão é o valor mais baixo, o que vai ajudar as famílias, uma vez que estando em casa e consumindo mais, usufruirão desta forma de um significativo desconto.

O Presidente da Câmara apresentou também a oferta de equipamento de protecção individual às IPSS, Santa Casa da Misericórdia e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Melgaço. A autarquia irá distribuir 10 mil luvas e 1500 máscaras.

Ainda no decorrer da reunião, o autarca fez o balanço das medidas de contenção adoptadas e de toda a articulação com a Saúde, Educação e Forças de Segurança, dando conhecimento do encerramento dos serviços, assegurando estarem garantidos os serviços de água, saneamento, resíduos, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Melgaço e Comissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas de Melgaço.

A autarquia aprovou ainda um voto de louvor “pelo trabalho árduo e imediato, a todos os profissionais da saúde, da educação, do sector social, das forças de segurança, da protecção civil, das empresas que prestam serviços de primeira necessidade, aos bombeiros e a todo universo do Município (Câmara Municipal, Empresas Municipais e Juntas de Freguesia), que garantem os serviços essenciais, desejando coragem e sucesso para o período que se segue”.

Ponte Internacional do Peso (Melgaço-Arbo) encerrada