Cinema ‘drive-in’ e decoração medieval no “Melgaço em Festa” 2020… em segurança!


Texto e foto [desfile medieval]: João Martinho/AVM 


A programação das festas concelhias para a primeira quinzena de Agosto, no âmbito da iniciativa “Melgaço em Festa”, sofrerá algumas alterações e limitações na sua edição de 2020.

O surto pandémico Covid-19 levou ao cancelamento de algumas actividades culturais, como é o caso do MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço, e do já habitual concerto de encerramento das festas no centro urbano da vila, em meados de Agosto.

Contudo, o Largo do Mercado receberá sessões de cinema drive-in, mantendo assim “a marca do cinema” no concelho mais a Norte. As sessões serão realizadas com o apoio da Ao Norte, a associação parceira na realização do festival de cinema documental, mantendo assim a magia do audiovisual num ano em que o Melgaço em Festa tem de ser feito “em segurança”.

O programa festivo será apresentado nos próximos dias e promete “combinar o digital com as iniciativas no terreno”, admite o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista.

 “Não conseguimos colocar no terreno um projecto igual ao dos anos anteriores”, avança o autarca, prometendo no entanto manter as duas grandes referencias das festas dos últimos anos, desde a renomeação da programação como Melgaço em Festa, nomeadamente, o cinema e o [mercado] medieval.

“Estas marcas estarão presentes na edição deste ano. O cinema através do drive-in, no Largo do Mercado, e o medieval com a decoração da vila com a marca do medieval, que nos tem caracterizado nos últimos anos”, assegurou.

Relativamente ao período medievo que tem sido assinalado nas últimas edições, Manoel Batista diz que serão mantidas “algumas nuances” das iniciativas, mas “restringidas ao espaço principal, que é o castelo, com possibilidade de controlo de entradas”.

O espaço junto à Torre de Menagem será palco para alguns espectáculos com transmissão em streaming via internet, mas também para o vídeo mapping, uma projecção de imagens estreada a propósito dos 25 anos da Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço 2020 e que durante a primeira quinzena de Agosto irá trazer a temática do cinema e do medieval às paredes da torre.

As experiências na torre tem previstas alguma iniciativas para crianças e adultos, que poderão entrar “em pequenos grupos” naquele espaço histórico, mas o essencial da programação será via digital.

A programação a avançar não contará por isso com o já habitual concerto de encerramento das festas e as restantes iniciativas serão limitadas ao público. A autarquia mantém por isso a mensagem já anunciada para Agosto: “Melgaço em Festa… em Segurança”.