Melgaço está em Festa e já foi ao cinema… Em segurança!


Texto: João Martinho/AVM; com CM Melgaço | Fotos: CM Melgaço


 

A situação pandémica obrigou à reestruturação do habitual programa, levando ao cancelamento de algumas actividades e à apresentação de outras. Para assinalar as imagens de marca que vinha conquistando nas últimas edições do programa festivo, a autarquia apostou no cinema drive-in, vídeo mapping e no streaming via redes sociais para levar a festa a casa de todos. 

O Largo do Mercado Municipal recebe sessões de cinema drive-in até amanhã, dia 3 de Agosto, sempre pelas 22h00. Não há bilhetes, mas as inscrições são obrigatórias, em www.cm-melgaco.pt e o limite de viaturas é 37.

As sessões ao ar livre iniciaram ontem com o filme “Há Festa na Aldeia”, de Jacques Tati e continuam hoje (2 de Agosto) com o emblemático – e uma verdadeira declaração de amor à mística do cinema – CINEMA PARAÍSO, de Giuseppe Tornatore.

“Cinema Paraíso» (1988) é um clássico do Cinema, uma verdadeira homenagem à Sétima Arte e aos seus Cineastas. Giuseppe Tornatore tornou-se famoso mundialmente com «Cinema Paraíso». Realizou mais tarde, «A Lenda de 1900» (1998 ), «Maléna» (2000) e «Baarìa» (2009), todos eles grandes filmes do cinema italiano. Tornatore dá um toque autobiográfico a este filme, tornando-o ainda mais humano e extraordinário. «Cinema Paraíso» tornou-se um dos mais populares filmes italianos das últimas décadas”Tiago Resende, in Cinema Sétima Arte

Trailer

 

Amanhã (3 de Agosto) pela mesma hora, o cinema drive-in despede-se com “Até Para o Ano”, de Philipe Machado, jovem realizador e argumentista desta obra, filho de emigrantes portugueses, a viver na região de Paris.

Filmado no Verão de 2018, “Até Para o Ano” é “um filme intimista que narra uma morte, mas de uma forma doce. Todos os anos os imigrantes encontram-se nas suas terras de origem. É o querido mês de agosto. Esta família não é excepção. Para os mais jovens, a aldeia portuguesa confunde-se com as férias e com o tempo, com primos e amigos da mesma idade, passados no verão. O filme tem um assunto duro mas é dado com um imenso carinho” [Radio Alfa].

Trailer:

 

Na Torre de Menagem haverá video mapping: serão projectados vários espectáculos, desde cinema, projecções artísticas e espectáculos sobre a época medieval, para crianças, jovens e adultos. As sessões decorrerão em quase todos os dias do programa e sempre das 22h00 às 00h00. Terão uma duração de, no máximo, cerca de dez minutos, e limitadas a 40 pessoas por sessão.

No Museu de Cinema de Melgaço – Jean Loup-Passek, assinala-se o centenário do nascimento de Federico Fellini com a exposição de cartazes e fotografias do cineasta italiano, intitulada “Federico Fellini “Il Maestro!”

A componente virtual é uma das fortes apostas desta edição de 2020, utilizando os mais variados recursos para recordar as festas e homenagear os seus principais momentos, em suspenso até (assim se espera) 2021.

Através das redes sociais da autarquia será possível assistir à lenda de Inês Negra: com um vídeo que retrata a lendária história. A acção assinala o Mercado Medieval, uma das grandes referências do Melgaço em Festa, no dia 8 de agosto, pelas 22h30.

O habitual fogo de artifício, que encerraria o evento, acontecerá virtualmente: em modo vídeo mapping na Torre de Menagem, nos dias 14, 15 e 16 de Agosto, entre as 22 e as 00h00. O Dia do Brandeiro, o Festival Internacional de Folclore, a Festa do Emigrante e a Festa C(r)asteja não poderão ser celebrados como o habitual, mas serão recordados nas redes sociais.

“Fomos criativos e ousados na programação que temos e espero que com algum sucesso. Claramente que o sucesso nunca poderá ser associado à atracção de muita gente. Até agora, o sucesso das iniciativas media-se em milhares de pessoas, neste momento, o sucesso das coisas já não pode ser medido em milhares”, observou o autarca de Melgaço, vincando que o programa pretende “celebrar o Verão sem corrermos riscos e manter esta acalmia que felizmente estamos a viver no Alto Minho e em Melgaço, do ponto de vista pandémico”.

No dia 15 de Agosto, em Castro Laboreiro, terá lugar o já tradicional e o concurso do Cão de Castro Laboreiro, no Campo do Eirado (Vila de Castro Laboreiro) e no mesmo dia haverá a inauguração da Escultura “Capa Crasteja”, de Madalena Lima, na Ponta da Estrada.