Orçamento Municipal para 2021 ultrapassará os 20 milhões de euros. Intervenção na Piscina Municipal em concurso pela segunda vez


João Martinho


 

As transferências do Orçamento de Estado para os municípios prevêem para Melgaço um montante na ordem dos 8,2 milhões de euros, o que representa um crescimento face a anos anteriores, mas esperam-se mais verbas ao longo do ano 2021.

No âmbito do Fundo de Recuperação pós-crise, Portugal receberá, já a partir do início do próximo ano, 15,3 mil milhões de euros em subvenções e tem de estar preparado (burocraticamente) para os receber.

Aos municípios caberá uma ‘fatia’ deste montante e pode ser a solução para os projectos consecutivamente lançados em orçamento, com rubrica aberta, mas sem suporte financeiro para avançar.

O Orçamento Municipal e Grandes Opções do Plano da Câmara Municipal de Melgaço para 2021 só vai a votação em Assembleia Municipal em Dezembro, mas a autarquia já tem projectos que poderão ser enquadrados neste quadro de apoios.

O projecto de revitalização da Piscina Municipal, em concurso público pela segunda vez este ano e que representa um investimento próximo dos dois milhões de euros – ainda “sem qualquer tipo de financiamento, apenas o crédito bancário via IFRRU [Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas]” – poderá vir a beneficiar deste fundo.


texto publicado na edição impressa de Novembro do jornal “A Voz de Melgaço”