Cerveja “Mesmo Boa”? Porque é de Alvarinho
Cerveja com Alvarinho apresentou-se ontem pela primeira vez em Melgaço
Da parceria entre os vinhos Casta Boa, de Melgaço, e o conceito da Bebipedala, de Carlos Araújo, surgiu uma cerveja artesanal que os criadores garantem ser “pioneira” por cá.
A cerveja “Mesmo Boa” – este é mesmo o nome e não uma nota de prova, embora o parecer corresponda – tem na base o sabor da cerveja belga, mas é no final de boca que o Alvarinho sobressai e se revela o arrojo da experiência.
Dois sabores numa cerveja só, sendo um deles a alma dos vinhos de Melgaço, nem nos livros vem. “Não há registos de cerveja feita a partir de vinho, fizemos alguma pesquisa neste sentido”, garante Carlos Araújo.
O conceito Bebipedala, criado em 2013, aliou-se ao produto de excelência de Melgaço e já tem mostrado que é possível inovar a partir do vinho. No final de 2015 surgia a Trufa de Alvarinho, uma experiência que juntou o vinho com o chocolate.
Por trás destas experiências estão “segredos” no processo, para que a fórmula não perca a sua exclusividade, mas o produto final pode ser agora apreciado.
A cerveja “Mesmo Boa” apresenta-se pela primeira vez na Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço de 2016, mas Carlos Araújo espera que “a moda pegue” e os bares e espaços de restauração de Melgaço estejam abertos a este produto diferenciador. Enquanto isso não se verificar, pode sempre procurar a Bebipedala durante o evento e comprovar se é “Mesmo Boa”.