Um Janeiro festivo para dois centenários melgacenses

Umbelina Cunha e José Francisco Alves são os centenários de Janeiro

Na edição de Março de 2015 do jornal “A Voz de Melgaço”, a propósito da “História De’vida”, entrevistamos Umbelina Cunha e titulamos o texto dessa conversa com a frase que o julgamos identificar melhor a habitante da rua Dr Afonso Costa (no centro da vila melgacense). À altura com 98 anos, feitos em meados de Janeiro, ousamos considerar Umbelina Cunha “uma mulher moderna num tempo de homens conservadores”, que nunca casou, por opção, mas não saía de casa sem dar o devido cuidado ao vestuário e ao calçado nem sem passar um pouco de batom nos lábios. E antes, quando não havia ou não tinha batom, passava papel crepom, cuja tinta dava o tom como se de um comum batom se tratasse.

DSC_1505Passados dois anos, voltamos à mesma casa. O motivo era o centenário, e o mês de Janeiro foi-lhe trazendo gente para a parabenizar pelos cem anos, completados a 15 de Janeiro. As festas de comemoração iniciaram no dia em que se completaram os cem anos. Decretou o calendário que, em 2017, o dia 15 de Janeiro coincidisse com o domingo, o que engrandeceu a primeira festa em família. Cerca de quarenta familiares, vindos de França, Suiça, do Porto, Braga e Viana do Castelo, quiseram marcar presença no dia em que se assinalavam cem anos desde o 15 de Janeiro de 1917, em que nascia Umbelina. Nesse mesmo ano (e nesse mesmo mês, mas no final), partia de Lisboa a 1ª Brigada do Corpo Expedicionário Português (CEP) para França, para combater numa guerra (a primeira mundial) que só acabaria em 1918. Umbelina também perdeu com a guerra.

O grupo de moradores e comerciantes da rua Afonso Costa, que já noutros anos se organizaram para oferecer flores ou até organizar serenatas à distinta moradora, reforçaram este ano o gesto de homenagem. Dina Lima, comerciante daquela rua e amiga de Umbelina, organizadora das festas de homenagem levou a cabo, com a colaboração dos restantes, uma série de gestos simbólicos. Um ramo de cem rosas, um bolo de aniversário com a forma do número 100 e até uma tela, da autoria de Madalena Lima, perpetuarão a memória desta comemoração. Nem sei como agradecer”, retorquia a aniversariante, feliz com a união que o seu aniversário proporcionara entre vizinhos e familiares ao longo do mês.

Consciente de si e do mundo, ainda hoje faz parte da sua rotina, ainda que acompanhada, as idas ao cabeleireiro ou “à Caixa”, ou resolver os seus afazeres. Não cede à melancolia e televisão “só à noite”, para ver as notícias e pouco mais. Talvez seja esse o segredo…

União das Freguesias de Vila e Roussas presenteou aniversariantes

A União das Freguesias de Vila e Roussas e Assembleia de Freguesia quiseram também assinalar a data e manifestar o seu apreço aos habitantes que neste mês de Janeiro completaram 100 anos de idade.

Umbelina Cunha, foi uma das contempladas com uma lembrança que recorda o momento e o agradecimento daquela autarquia, que recebeu e leu com emoção os dizeres gravados na placa que lhe foi entregue pelos elementos daquela União de Freguesias. Recebeu-os em casa, onde voltou a receber os convivas em torno de mesa festiva.

DSC_1536José Francisco Alves, natural de Roussas, foi outro dos aniversariantes que completou um século de vida, a 29 de Janeiro.

Também já recordamos neste jornal (na edição de Maio de 2015), por altura dos seus 98 anos, a sua vida de emigrante e em terras melgacenses e ainda a sua habilidade enquanto tocador de concertina, tendo sido tocador no Rancho Folclórico de Paderne e num grupo de Chaviães.

No dia em que completou 100 anos, desceu da encosta da Cabana até à vila e foi num restaurante que comemorou a data. Curiosamente, no mesmo dia havia outra festa na família: Manuel Alves e Maria Alves comemoraram 50 anos de casamento, redobrando os motivos da festa.

Os elementos da União das Freguesias de Vila e Roussas entregaram também ao aniversariante a lembrança que assinala a data, brindando com os familiares e amigos o propósito os reunia neste acto.

Nos dias que correm não temos assim tanta gente a chegar a esta idade, principalmente com a qualidade de vida que estes dois aniversariantes tem, rodeados de tanto amor, tanta família e amigos. Achamos por bem, a Junta de Freguesia e a Assembleia, darmos os parabéns e uma pequena lembrança, também em sinal do nosso orgulho pelo percurso de vida que tiveram”, esclareceu Maria de Fátima Táboas, presidente da Junta desta União de Freguesias.

João Martinho

DSC_1326