Neste Natal haverá mais luz nas ruas de Melgaço. Autarquia vai dar exemplo e comprar presentes no comércio local
João Martinho
“Apostamos mais forte do que nunca na iluminação de Natal, mas não defendemos que seja ligada no Verão”
As medidas de combate à segunda vaga da pandemia Covid-19 não deixarão usufruir com total liberdade da quadra natalícia, mas a autarquia pretende que a presença dos munícipes nas ruas da Vila seja aprazível e de apoio ao comércio local.
O presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, avança que a programação de Natal será “rica e variada”, com o reforço da iluminação das ruas.
“Não defendemos que a iluminação seja ligada no Verão, preferimos ligar mais na época natalícia. Vamos ligá-la na primeira semana de Dezembro. Estamos a investir no embelezamento da estrutura de iluminação porque achamos que é importante, e este ano mais ainda, dar nota de alguma festa à população, tão massacrada ao longo deste tempo”, observou o autarca.
Ainda que as recomendações das autoridades de saúde não convidem à saída prolongada na rua, a autarquia quer premiar o zelo da maioria dos melgacenses.
“Melgaço tem sabido ser responsável. Há uma ou outra situação onde uma ou outra coisa falha, mas de uma forma geral, a população tem sabido sair em segurança”, reforçou Manoel Batista.
Nesta quadra será lançada novamente a campanha de compra no comércio local, agora com tons natalícios, e o apelo para que a população prefira sempre os mercados de proximidade. O exemplo será dado, segundo o edil, “pela autarquia e pela associação de trabalhadores da Câmara”, que comprarão apenas no comércio local os presentes para os filhos dos funcionários ou mesmo entre estes, uma vez que não se cumprirá o habitual jantar que reunia todos os trabalhadores e executivo da autarquia.
Sobre possíveis apoios aos empresários dos sectores mais afectados, Manoel Batista diz que “não há varinha mágica” para resolver tudo.
“Esta segunda fase será um período bastante complicado até ao princípio do próximo ano, pelo menos. A esperança é de que Fevereiro e Março (2021) sejam de retoma e as empresas possam voltar a ter o fôlego de há uns meses. Continuamos atentos e a fazer o outro trabalho, que é o de comunicar o território”, admitiu.
“Desafio quem quer que seja a fazer comparativos de comunicação nas redes sociais, na imprensa escrita especializada e em televisão, com outros municípios. Estamos a fazer um trabalho sério para transmitir o município e as suas qualidades, dizermos aos que estão fora que podem comprar os nossos produtos remotamente”, realçou.
Sobre a expressão das vendas através das plataformas online, Manoel Batista refere que os produtores locais reconhecem que “as coisas estão a correr bastante bem, tendo em conta as limitações”.