Estado de Emergência: Misericórdia de Melgaço reabre Creche e Pré-Escolar para filhos de trabalhadores dos sectores essenciais
As valências de Creche e Pré-Escolar da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço reabrirão já a partir de amanhã, 26 de Janeiro, para responder à necessidade de apoio aos trabalhadores dos sectores essenciais. Conforme divulgado pelo Governo na passada quinta-feira, no anúncio das novas medidas restritivas inerentes ao Estado de Emergência, os serviços de apoio destinados às crianças até aos 12 anos mantem-se em funcionamento quando devidamente justificada a continuidade laboral dos pais ou encarregado de educação.
A nível do distrito de Viana do Castelo, a Misericórdia melgacense é uma das quatro Santas Casas referenciadas pela Segurança Social para a prestação deste serviço durante o período de suspensão da actividade lectiva decretado pelo Governo.
À excepção de Melgaço, apenas as Misericórdias de Monção, Arcos de Valdevez e Ponte de Lima estão indicadas na lista de prestadores deste apoio no distrito alto-minhoto. O concelho de Viana do Castelo, tal como Ponte de Lima, tem referenciadas outras IPSS e o serviço de amas para o efeito. As Santas Casas dos restantes concelhos não abriram, até ao momento, este tipo de resposta.
O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço, Jorge Ribeiro, considera haver ainda limitações no acompanhamento das crianças durante a “essencial” jornada laboral dos pais.
“A resposta da escola, em termos de horários, não é suficiente para muitos pais que desempenham funções essenciais. A manutenção do serviço do CATL [Centro de Actividades de Tempos Livres] em complemento da escola, pode ser muito importante para que alguns desses trabalhadores tenham condições para cumprir o seu horário de trabalho”, observou Jorge Ribeiro.
Para já, o funcionamento dos ATL “não está previsto na legislação”, no entanto, a Misericórdia melgacense está disponível para activar este serviço se o prolongamento das medidas de contenção da pandemia Covid-19 incluírem esta resposta social entre as excepções. “Com esforço, mas sempre numa logica de apoio à comunidade, que é precisamente para isso que existimos enquanto Misericórdia”, reforçou o provedor da Misericórdia de Melgaço.
Recorde-se que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de sousa, vai reunir com os nove partidos com assento parlamentar entre terça (26) e quarta-feira (27) para discutir a renovação do Estado de Emergência. O actual período termina às 23:59 do próximo sábado, 30 de Janeiro.