Fundo Revive Natureza apoia reconversão e cedência de ‘Casas da Floresta’ a privados por 50 anos

O município de Melgaço tem em curso um pedido de ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) que possibilite a utilização e candidatura do edificado, como é o caso das casas de Guarda dos Serviços Florestais, ao Fundo Revive Natureza.

O fundo tem por objectivo a requalificação, recuperação e valorização de imóveis públicos devolutos para fins turísticos, com vista a beneficiar as comunidades locais, a atrair novos visitantes e a fixar novos residentes.

“Estamos há alguns meses a trabalhar com a tutela, a DGT [Direção-Geral do Território] e ICNF para que estes equipamentos que temos no território sejam colocados na medida do Revive Natureza para que os privados possam olhar para estes equipamentos com simpatia e agarrar a oportunidade. Não serão vendidos, serão cedidos durante 50 anos, com apoio ao financiamento ou financiamento à reconversão ou conversão desses edifícios”, esclarece o autarca, anunciando que irá reforçar contacto com o Conselho de Administração do ICNF “para apressar o pedido já manifestado”.


Texto publicado na edição impressa de Junho do jornal “A Voz de Melgaço”