Dona Paterna renovou imagem e há (mais) requinte na nova identidade da marca de alvarinho de Melgaço

A marca de alvarinho Dona Paterna, da sub-região de Monção e Melgaço, apresentou um novo logótipo e uma nova identidade visual. A nova imagem, moderna, leve e forte apresenta-se como forma de acompanhar e dar resposta às necessidades do público, mas também do sector, cada vez mais exigente e competitivo.

O “brasão” que acompanhava a marca desde o seu nascimento, em 1990, “nunca será esquecido, porque é preciso honrar a história e a relação que foi criada com o nosso público ao longo destes cerca de 30 anos. Com a nova realidade comunicacional, os logótipos devem responder também aos novos formatos digitais”, refere o produtor de alvarinho, Carlos Codesso, no momento em que se constroem mais significados para a imagem da marca a partir de 2022.

“O novo conceito privilegia o foco na elegância, representada pela qualidade dos seus vinhos; na tradição histórica, recordando o mosteiro que deu origem ao nome; e o cuidado e requinte, que a marca tem no tratamento das uvas e em todo o processo que leva o vinho até a mesa do consumidor”, explicam.

A nova imagem foi pensada com base na junção das letras “D” e “P”, as iniciais do nome Dona Paterna, resultando num monograma. A espiral em torno desse monograma simboliza o ato de abrir uma garrafa de vinho alvarinho, revelando e valorizando o movimento e a harmonia. “Transmite modernidade, mas mantém a nossa história e valores”, refere Carlos Codesso, contando que esta imagem teve ainda por base “a aposta em novos produtos, a médio-longo prazo”.

A marca acompanha o rebranding da sua imagem com a aposta e forte presença nos meios digitais: com website e redes sociais (facebooklinkedin e instagram).