Fitavale 2022: Os Simples abrem edição e apresentam o “Presidente de Coisinha Nenhuma” em Valença a 20 de Maio

De 20 a 22 de maio, o FITAVALE – Festival Itinerante de Teatro de Amadores do Vale do Minho – regressa aos cinco municípios de atuação das Comédias do Minho para unir a comunidade em torno do palco.

O FITAVALE é o momento em que os grupos de teatro de amadores Os Simples (Melgaço), Verdevejo (Valença), +TAC (Paredes de Coura), CTJV (Monção) e Outra Cena (V.N. Cerveira) apresentam o trabalho desenvolvido ao longo do ano com os atores das Comédias do Minho. Num circuito que envolve os cinco municípios, cada grupo estreia um espetáculo “fora de casa”, ou seja, num município que não é o seu. 

Em 2022, o festival recupera de dois anos de edição online com a presença quase completa dos grupos de amadores. A programação, com particular pendor para a comédia, ocupa as salas do território com quatro espetáculos e um filme.

O repertório é eclético e inclui adaptações de clássicos, bem como um texto original. De sexta a domingo, será possível ver Presidente de Coisinha Nenhuma, de Rui Mendonça, Breve Casamento do Pequeno Burguês, a partir de Bertold Brecht, O Doente Imaginário, de Moliére, e Ritual da Gala, a partir de Lisístrata, de Aristófanes, e do universo de Saídas da Casca, de Paulo da Fonseca, Rogério Bracinha e César Oliveira. A sessão de sábado à noite será uma homenagem aos grupos de teatro amador do território alto-minhoto, com a apresentação do filme documental uma Comunidade, de Eva Ângelo, realizado durante o FITAVALE de 2017.

Dia 20 de Maio

VALENÇA
Auditório de Verdoejo
21h30: Presidente de Coisinha Nenhuma
Pelo grupo de teatro de amadores Os Simples (Melgaço)

Dia 21 de Maio

MELGAÇO / Casa da Cultura
15h30: Breve Casamento do Pequeno Burguês
Pelo grupo de teatro de amadores Verdevejo (Valença)

VILA NOVA DE CERVEIRA
Cineteatro
21h30: Filme uma Comunidade, de Eva Ângelo.
Sobre os cinco grupos de teatro de amadores do Vale do Minho.

Dia 22 de Maio

MONÇÃO
Cine Teatro João Verde
15h30 : O Doente Imaginário
Pelo grupo de teatro de amadores +TAC (Paredes de Coura)

PAREDES DE COURA
Centro Cultural
19h : Ritual da Gala
Pelo grupo de teatro de amadores CTJV (Monção)